Como ingressar na Marinha?

Para ingressar na Marinha através de uma destas escolas, além de preencher os requisitos exigidos,
é preciso prestar concurso público de nível nacional.

Colégio Naval - CN

O Colégio Naval localizado na cidade de Angra dos Reis – RJ. O Colégio Naval assegura, aos alunos, o preparo intelectual, físico, psicológico, moral e militar-naval e incentivá-los para a carreira naval, a fim de prepará-los e selecioná-los para o ingresso na Escola Naval.

Escola Naval - EN

A Escola Naval tem o propósito de formar Oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).

Centro de Instrução Almirante Wandenkolk - CIAW

O CIAW tem o propósito de capacitar os Oficiais dos diversos Corpos e Quadros para o exercício, na paz e na guerra, das funções previstas nas Organizações Militares da Marinha e de formar Oficiais que integrarão as fileiras da Marinha do Brasil.

Centro de Instrução Almirante Alexandrino - CIAA

O CIAA tem o propósito de capacitar Praças dos diversos Corpos e Quadros para o exercício, na paz e na guerra, das funções previstas nas Organizações Militares da Marinha.

Escolas de Aprendizes-Marinheiro - EAM

As Escolas de Aprendizes-Marinheiro(EAM) têm o propósito de formar Marinheiros para o Corpo de Praças da Armada(CPA). São quatro escolas localizadas nas cidades de Florianópolis(SC), Vitória(ES), Recife(PE) e Fortaleza(CE).

Corpo de Fuzileiros Navais - CFN

Os Fuzileiros Navais, são uma força integrante da Marinha do Brasil responsável pela segurança de assuntos que dizem respeito aos interesses navais do País. Prontos para entrar em ação em terra ou na água, também são chamados de “Anfíbios”.

Marinha Mercante

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados.

Serviço Militar Voluntário de Oficiais - RM2

Seleção de profissionais de Nível Superios voluntários à prestação do serviço militar temporário como Oficiais da Marinha.

Serviço Militar Voluntário de Praças - RM2

Seleção de profissionais de Nível Técnico voluntários à prestação do serviço militar temporário na graduação de Cabos da Marinha.

Open chat